Como saber que um benefício INSS foi concedido?

Direitos

Após realizado o acesso do usuário pelo cadastro no portal é possível encontrar outra função no site que é a emissão do extrato de pagamento de benefícios concedidos pelo INSS 2020.

Além disso, o segurado tem acesso a consulta de informações sobre o pagamento de aposentadoria por idade, aposentadoria por contribuição, auxílio doença, auxílio acidente, pensão por morte e etc.

Depois do segurado ter feito o pedido do benefício desejado, é possível que o mesmo acompanhe a liberação ou não do benefício através dessa página https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml.

Para saber a situação do seu benefício é só informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário, o número do CPF e o código de segurança. Ao final clique em “visualizar” e aparecerá na tela a situação que seu benefício se encontra.

Meu INSS e seus serviços

O extrato benefício INSS é apenas um dos serviços apresentados pelo portal do INSS. Caso você precise realizar outra atividade saiba que no Meu INSS é possível ter acesso a:

  • Declaração de regularidade de contribuinte individual
  • Carta de Concessão
  • Localização de agências
  • Consulta de declaração de benefício nada consta
  • Consulta de revisão de benefício
  • Agendamento de perícia médica para aposentadoria e auxílios
  • Serviço de agendamento de atendimento online à previdência social.

Lembrando que esse rol é meramente exemplificativo e que fora esses serviços, o portal ainda apresenta muitos outros. Se o segurado declara imposto de renda pode entrar no site da previdência social e emitir o extrato imposto de renda dos benefícios que recebeu nos últimos 9 anos.

É só entrar no link ao lado https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml e preencher o ano calendário, número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário, número do CPF e o código de segurança.

Após digitar tudo isso, clique em “consultar” e será gerado um relatório que conterá os comprovantes pagos de rendimento e o IR retirado na fonte referente ao ano que foi solicitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *