Prioridade de jovens aos 18 anos não é mais a CNH Social

Notícias

Muitos brasileiros não sabem que podem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. Caso você não tenha condições financeiras de pagar por uma, então você poderá solicitar a CNH Social. Quer saber como fazer isso? Acompanhe nossa postagem e fique por dentro de todos os detalhes sobre a habilitação grátis.

A CNH SOCIAL é um programa criado em 2011 pelo governo para ajudar os milhares de brasileiros que precisam se locomover conduzindo algum veículo automotor. Conhecida também pelo nome de CNH POPULAR, o cidadão não pagará nenhuma taxa para a sua emissão, além de contar com outros serviços como alteração ou inclusão de uma categoria.

Carteira de Habilitação Gratuita

A CNH SOCIAL é parte do projeto Incluir e desde sua criação já beneficiou inúmeros brasileiros. O cidadão ainda encontra alguns benefícios especiais caso queira trabalhar como frentista, motoboy ou condutor de ônibus.

Conseguir sua CNH SOCIAL é uma ótima chance para aqueles cidadãos que precisam de uma outra oportunidade profissional ou que simplesmente querem entram no mercado onde o principal fator seja a condução de um veículo.

Qual o valor a ser pago?

A CNH SOCIAL é totalmente gratuita. Nenhum valor pode ser cobrado por sua emissão.

Esse programa foi criado para beneficiar justamente aqueles que não possuem condições financeiras para emitir o documento, logo, não faz sentido esse serviço for cobrado.

Se alguém cobrar algum valor pela emissão deste documento, o cidadão poderá fazer a denúncia ao poder público que tomará todas as providências necessárias.

Requisitos

Por ser um programa destinado a pessoas que possuem baixa renda, para poder participar é necessário que o cidadão preencha pelo menos um dos requisitos exigidos além do obrigatório.

O requisito obrigatório e que já classifica ou não o candidato para a próxima fase é possuir renda familiar bruta de, no máximo, dois salários mínimos.

Veja abaixo a lista de requisitos que o cidadão precisa atender somente um deles:

  • Comprovar que esteja desempregado por pelo menos 1 ano;
  • Não possuir nenhum tipo de registro na carteira de trabalho – esta deve ter sido expedida há mais de um ano;
  • Ser beneficiário de algum programa do governo como o Bolsa Família;
  • Estar matriculado e frequentando as aulas na rede de ensino público;
  • Já ter passado pelo Sistema Prisional alguma vez na vida;
  • Possuir algum tipo de deficiência física;
  • Ser algum pequeno agricultor com renda familiar bruta mensal de até 2 salários mínimos.

Lembre-se: para você solicitar a CNH SOCIAL é preciso atender a apenas um desses requisitos além do obrigatório.

Inscrição

O governo ainda não está recebendo inscrições para a CNH SOCIAL, mas mesmo assim nós resolvemos te explicar como elas são feitas e trouxemos alguns exemplos para você conhecer.

As inscrições são realizadas geralmente nas unidades do DETRAN de cada estado. Em alguns estados já é possível realizá-las pela internet, por exemplo, os estados do Espírito Santo e Pernambuco.

O DETRAN do estado de Pernambuco possui um site com uma sessão voltada a emissão da CNH SOCIAL. Neste site você realiza a sua inscrição, além de solicitar outros serviços.

O mesmo acontece com o DETRAN do Espírito Santo que também possui um site exclusivo para o programa de emissão da Habilitação Gratuita. No site você faz a sua inscrição e ainda acompanha todo o processo e resultado.

Fique de olho em nosso site. Assim que as inscrições para a CNH SOCIAL forem abertas, nós traremos as novidades nesse post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *